SANFLEX

BOLETIM TÉCNICO – SANFLEX IMPERMEABILIZANTE FLEXÍVEL

Clique no ícone para visualizar ou baixar em PDF

Características

SANFLEX é um produto flexível, desenvolvido para impermeabilizar superfícies de alvenaria. Possui excelente aderência a substratos cimentícios, acompanhando eventuais movimentações, podendo receber revestimentos, como tintas emborrachadas e contrapiso.

Utilização

É indicado para aplicação em lajes, fachadas e floreiras. Em reservatórios, piscinas e caixas d’água, somente se forem aéreas. Nas paredes que não sejam muro de arrimo. Em estruturas sujeitas a eventuais movimentações sem problemas estruturais. Tratamento de fissuras, trincas ou juntas de dilatação. SANFLEX é indicado somente para aplicações na pressão positiva.

Composição

Resina à base de dispersão acrílica, agregados minerais e aditivos especiais.

Cor

SANFLEX é fornecido na cor branco.

Rendimento

O consumo em 4 demãos deverá ser superior a 2 kg por m². A espessura mínima recomendada é de 2mm após a cura. O rendimento pode variar conforme a porosidade da superfície.

Armazenamento

Deve ser mantido em temperatura ambiente, em local seco e arejado, para que não ocorram alterações em suas características iniciais.

Validade

Em sua embalagem original não violada, tem validade de 24 meses.

Embalagem

Sanflex é fornecido em baldes plásticos de 3,6kg e 18kg.

Preparo da superfície

A superfície deverá estar curada e seca, isenta de poeira, óleos, graxa, partículas soltas, rebarbas de concretagem ou qualquer outra contaminação que possa impedir a adesão normal do produto. Não aplicar SANFLEX sobre superfícies com problemas estruturais e que tenham aplicação de produtos à base de petróleo. Para a aplicação em caixas d’água aéreas, deve-se limpá-las e esperar a secagem antes da aplicação. As imperfeições do concreto e cantos vivos, devem estar previamente corrigidas com argamassa. A temperatura da superfície a ser aplicada deve ser inferior a 35ºC. Na aplicação, recomendamos a colocação de tela de poliéster em toda área. Em qualquer estrutura sujeita a movimentação, tubos, ralos, conexões e cantos, recomenda-se colocar tela de poliéster para maior resistência. Em lajes com contrapiso, verificar se o mesmo está firme antes de iniciar a aplicação do SANFLEX. O contrapiso estando solto deverá ser trocado. Em lajes, deverá ser efetuado juntas de dilatação conforme normas da ABNT a cada 20m², em toda a área, com cortes de pelo menos 0,5cm de largura, em toda a espessura do contrapiso, que deverão ser preenchidas com SANFLEX. Após 6 horas iniciar o processo de aplicação normal de SANFLEX. Em tanques e reservatórios de concreto, antes da aplicação do sistema impermeabilizante, executar o teste de carga d’água por no mínimo 72 horas para acomodação da estrutura e verificar o aparecimento de eventuais trincas ou fissuras que podem ocorrer na carga total para corrigi-las.

Correção de trincas e rachaduras: Em rachaduras e trincas no piso, abrir e limpar a mesma com largura e profundidade de 1cm. Em trincas e rachaduras de maior profundidade, recomendamos a aplicação de SANFLEX em camadas de 1cm no máximo, até nivelar com a superfície, aguardando a secagem mínima de 24 horas entre elas. Após o preenchimento total da junta com a superfície, iniciar a aplicação das 4 demãos de SANFLEX com tela de poliéster.

Preparo do produto

SANFLEX vem pronto para uso. Misturar com agitador mecânico, para homogeneizar o produto.

Aplicação

Inicialmente aplicar 1 demão de SELAMIX LAJES como primer de aderência. Aguardar 24 horas e iniciar a aplicação do SANFLEX que deverá ser feita com rolo de pintura antigotas, vassoura de pelos macios, pincéis, trinchas ou equipamentos airless. Aplicar 4 demãos com consumo superior a 2 kg por m². As aplicações deverão ser realizadas de preferência no período da manhã, tendo o intervalo mínimo entre as demãos de 24 horas com tempo bom e temperatura de 25ºC. O tempo de secagem pode variar de acordo com as condições climáticas. Em ambientes com baixa temperatura ou pouca ventilação o tempo de secagem pode prolongar-se, neste caso aguardar a secagem total para dar a demão seguinte. Na aplicação recomendamos a colocação de tela de poliéster em toda a área, que deverá ser aplicada na segunda demão, aplicando o SANFLEX, em seguida colocar a tela de poliéster e novamente repassar o SANFLEX sobre a tela fundindo-a no produto. A tela deve transpassar 5 cm em cada emenda. A espessura mínima recomendada é de 2mm após a cura. Nunca cubra a aplicação com lona ou impeça a ventilação na aplicação e durante o tempo de cura. Em situações de aplicações em locais confinados, promova ventilação. Após a aplicação da última demão, a secagem final se dá em 72 horas, em condição de tempo bom e temperatura acima de 25ºC. O período para cura total é de 28 dias. Aguardar a cura do produto por no mínimo 5 dias e realizar o teste de estanqueidade com água, submetendo a estrutura impermeabilizada, por no mínimo 72 horas, para certificar-se que não houve falhas na aplicação. Em ambientes fechados, esse período mínimo de cura é de 7 dias. Após esta etapa deve ser realizada uma proteção mecânica com uma demão de SELAMIX LAJES ou contrapiso. Em reservatórios de água para consumo humano ou animal, executar a lavação da superfície por três vezes, utilizando água e escova multiuso, e desprezar o primeiro carregamento de água. Em tanques para criação de peixes, verificar o pH da água antes do uso. Para a manutenção, seguir a NBR 5674 (Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção), que recomenda a cada 1 ano verificar sua integridade e reconstituir a proteção mecânica, sinais de infiltração ou falhas da impermeabilização exposta.

Limpeza

A limpeza de equipamento e ferramentas poderá ser feita com água enquanto o produto não estiver seco. Após secar, limpar as ferramentas mecanicamente.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | SELAMIX IMPERMEABILIZANTES – CNPJ 80.695.372/0001-19